• Tribo News
  • Posts
  • #003 - Garmin lança “AppleWatch Ultra” Killer ?

#003 - Garmin lança “AppleWatch Ultra” Killer ?

A 3ª edição da “News da Tribo” acaba de sair do forno com um lançamento que está dando o que falar no embate Garmin x Apple Watch. O motivo disso? O Venu X1.

Um novo relógio da Garmin com várias diferenças significativas em relação a todos os outros modelos já lançados, posicionando-o de forma única na linha de produtos da empresa e com isso, a Garmin coloca a pontinha do dedão do pé direito no terreno do Apple Watch Ultra.

Desde muito tempo, quando se fala em Garmin x Apple Watch, eu digo que não tem como comparar os dois relógios porque são propostas totalmente diferentes. A Garmin tem os seus “sportwatches” e a Apple os “smartwatches”.

Mas, depois do lançamento do Venu X1 pela Garmin, eu começo rever o meu entendimento e vou te explicar o porquê na news dessa semana.

MAIS TELA, MAIS FINO E MUITO LEVE

Para começar, eu quero utilizar o iPhone como exemplo para explicar algo que a Garmin fez e vai contra a lógica, pelo menos na minha opinião.

Vamos supor que você está na dúvida se compra um iPhone 16 Pro ou um iPhone 16 Pro Max. Como essa é a sua dúvida, com certeza você sabe que:

O iPhone 16 Pro Max é mais caro, tem a tela maior, a bateria melhor e é mais pesado. Mas o que isso tem a ver com o Venu X1?

Vou explicar!

A Garmin acabou de lançar um relógio com uma tela de 2”, ou seja, a maior tela de todos os relógios que ela já lançou, e, “contraditoriamente”, é um dos relógios mais leves de todos pensando apenas 40g. Utilizando o Forerunner 965 como exemplo, o Venu X1 tem 13g a menos, mesmo tendo uma tela bem maior.

Mas a explicação desse peso está na espessura do relógio, que tem apenas 7,9mm. O Venu X1 é o relógio mais fino já feito pela Garmin e aqui, até agora, temos dois títulos dele:

  • O relógio com a maior tela da Garmin (2”).

  • O relógio mais fino da Garmin (7,9mm).

E para falar em espessura, pode ser que assim só na “teoria” a gente não tenha uma boa noção do quão fino ele é, então vou utilizar o 965 mais uma vez como exemplo, que tem 13mm de espessura, quaaaaase o dobro. Impressionante!

Isso tudo chama bastante atenção, ainda mais para o fato de que é o único relógio da marca, atualmente, a ser vendido com a tela quadrada, o que lembra o formato de qual outro relógio concorrente?

O Apple Watch Ultra. Mas não é só o fato de ser quadrado que lembra o Apple Watch Ultra…

TITÂNIO, SAFIRA E DOIS BOTÕES

A caixa do Venu X1 te uma estrutura de titânio com uma moldura de policarbonato e possui o vidro da tela de safira, o que faz dele ser bem resistente a riscos e arranhões.

E aqui mais uma vez lembramos do Apple Watch Ultra, já que a caixa do Ultra é feita toda em titânio (não tem essa moldura de policarbonato) e também possui o vidro de safira.

Quer saber de mais uma similaridade com o Apple Watch? O Venu X1 tem apenas dois botões físicos, o que “obriga” o usuário a interagir mais com a tela do que em relação aos outros modelos da marca que possuem cinco botões físicos, a exemplo do Fênix e do Forerunner.

Apesar do Apple Watch ter três botões físicos, na minha opinião, uma das grandes desvantagens dele, quando o assunto é a prática de atividade física, é porque você é obrigado a interagir com a tela para iniciar e encerrar uma atividade e a gente sabe que suor e água dificultam bastante a interação com uma tela touchscreen.

Espero que a Garmin não faça com o Venu X1 o que a Apple faz com o Apple Watch, que é “obrigar” o usuário a interagir com a tela touchscreen sempre que quiser iniciar ou encerrar uma atividade.

QUEM HERDA NÃO FURTA

O Garmin Venu X1 herdou muitas funcionalidades dos modelos top de linha da Garmin, como o Forerunner 970 e o Fênix 8, até para compensar o preço ousado que ele custa (mas essa será uma conversa que teremos somente no próximo tópico).

Então quais foram essas funcionalidades que o Venu X1 herdou?

  1. Mapeamento e Navegação: Diferentemente de outros modelos da linha Venu, o Venu X1 oferece mapeamento completo e navegação, incluindo mapas TopoActive offline, pontos de interesse e a função ClimbPro, como o Forerunner 970 e o Fenix 8.

  2. Lanterna Embutida: Apesar de sua finura, o relógio consegue integrar uma lanterna embutida, similar à encontrada no Fenix 8 e Forerunner 970.

  3. Alto-falante e Microfone: Permite comandos de voz offline, interação com o assistente do seu telefone e a capacidade de fazer e receber ligações diretamente do pulso (com o telefone por perto, porque o Venu X1 não tem a opção Celular. Aqui fica um ponto positivo para o Apple Watch). Ele também adiciona a capacidade de fazer anotações de voz e isso é bem útil para registrar ideias que você tenha ao longo do dia. Essas funções existem também no Forerunner 570 / 970 e Fênix 8.

  4. Novo sensor de frequência cardíaca “Elevate de 5ª geração: uma medição mais precisa, especialmente em em treinos intervalados, quando há uma variação rápida do batimento cardíaco. O Venu X1 tem também detecção de SPO2 e temperatura da pele.

  5. Armazenamento Interno: Possui 32 GB de armazenamento interno para mapas, músicas (de serviços como Spotify e Amazon Music) e aplicativos Connect IQ.

  6. Ferramentas de Saúde e Bem-Estar Avançadas: Inclui Body Battery, monitoramento de estresse, status de VFC (Variabilidade da Frequência Cardíaca), treinador de sono, relatório matinal, disponibilidade de treino, status do treinamento, consultor de recuperação, criação de treinos, pontuação de resistência e pontuação de elevação (Hill Score).

  7. Dinâmicas de Corrida e Potência: O Venu X1 possui as dinâmicas de corrida baseadas no pulso, potência de corrida, PacePro e Previsor de Corrida.

PREÇO OUSADO

O Venu X1 é o relógio top da linha Venu, custando incríveis $799, o mesmo preço de um Apple Watch Ultra. Fiz questão de chamar bem a atenção para esse valor porque o Venu 3, que é o modelo anterior a esse lançamento, custa $449.

E um detalhe: Se você parar para pesquisar direitinho, o Venu X1 é mais caro do que o Forerunner 970 ($749) e bate quase de frente com o Fênix 8 que agora está com desconto ($899).

Agora que já conversamos sobre tudo o que ele tem e o preço, vamos para o que ele NÃO tem, até porque essa é uma conversa bem importante, ainda mais em se tratando de um relógio tão caro.

Utilizei como comparação apenas os preços da Garmin nos Estados Unidos porque a Garmin Brasil ainda não anunciou nem quando teremos esse relógio por aqui, nem o valor que ele será comercializado.

OPS! TEM MUITA COISA FALTANDO

Para fazer um relógio super fino como o Venu X1, não teria como colocar tudo que os outros modelos top de linha, ‘mais grossos” também têm. Então vamos conversar sobre o que ficou de fora do Venu X1 e o que ficou prejudicado, como a autonomia da bateria:

  1. ECG (Eletrocardiograma): Uma das novidades em todos os novos relógios top de linha da Garmin é a possibilidade de você fazer eletrocardiograma direto do pulso. Modelos como Fenix 8, Forerunner 970 e até o Venu 3 (que custa a metade do preço) possuem essa funcionalidade, mas o Venu X1 não tem.

  2. GPS Multibanda/Dupla Frequência: O Venu X1 não possui GPS multibanda, que é o mais preciso em “condições exigentes” (como cidades com arranha-céus, como São Paulo, ou mata fechada, como a Vista Chinesa no Rio de Janeiro). Essa funcionalidade está presente em relógios da própria Garmin bem mais baratos, como o Forerunner 265.

  3. Vida Útil da Bateria: A bateria é o “Calcanhar de Aquiles” do Venu X1, por conta da sua finura e da tela grande. Ele oferece 8 dias no modo smartwatch padrão (sem GPS) e apenas 2 dias com o Always-On Display ativado. Esse aqui é mais um ponto de contato com o território de "Apple Watch" que tem a bateria como algo a ser melhorado. Para atividades com GPS, a bateria dura 16 horas (somente GPS), 14 horas (todos os sistemas GNSS) e 7 horas (todos os sistemas GNSS com música). Isso significa que o Venu X1 não é ideal para ultramaratonas e fica até a dúvida para quem treina para um Ironman.

  4. Impermeabilidade: A impermeabilidade do Venu X1 é de 50 metros, enquanto o Fenix 8, por exemplo, tem 100 metros. Isso significa que esportes aquáticos que exigem maior profundidade ou velocidade (como mergulho ou esqui aquático) o Venu X1 tem que ser usado com bastante cautela.

  5. Métricas de Corrida: Faltam alguns recursos novos de corrida para o Venu X1, como os que chegaram no Forerunner 970, a exemplo da tolerância de corrida, carga de impacto e economia de corrida.

  6. Atualizações de Software: Historicamente, a série Venu recebe menos atualizações de software após o lançamento em comparação com as séries Fênix e Forerunner, que recebem muitos recursos novos trimestralmente. Talvez com o lançamento do Venu X1, a Garmin dê uma maior atenção para essa linha também.

E AGORA JOSÉ?

Diante de tudo o que conversamos aqui, o Venu X1 se destaca bastante por seu design ultrafino e elegante com uma tela grande e nítida, mas o público alvo dele é bem diferente da galera do Forerunner e do Fênix.

O Venu X1 é direcionado para um público que valoriza mais o estilo do que a exigência por performance, mas que faz questão de recursos avançados de saúde e bem-estar.

No entanto, para alcançar esse estilo e ser bem diferente dos demais, o Venu X1 teve que fazer sacrifícios na vida útil da bateria, na presença de ECG e no GPS multibanda, o que podem ser pontos negativos para atletas “hardcore” ou para quem busca o conjunto completo de recursos de alto nível da Garmin pelo preço pago.

Mas e o Apple Watch Ultra?

Com o Venu X1, como eu já falei mais acima, a Garmin botou a pontinha do dedão do pé em um terreno dominado pelo Apple Watch, mas ainda tem muito o que melhorar para se tornar um “smartwatch” de verdade.

Tudo bem que com o microfone e o alto-falante você já consegue interagir com o assistente virtual do celular, gravar notas de áudio e ativar recursos por voz, como ligar / desligar a lanterna, mas ainda precisa mais, muito mais do que isso para o Venu X1 bater de frente com o Apple Watch, na minha opinião.

Mas vamos combinar aqui uma coisa:

Quando eu tiver a oportunidade de pegar esse relógio pela primeira vez, vou fazer um comparativo bem detalhado desse grande embate:

Venu X1 vs Apple Watch Ultra.

Por hoje é só, até a próxima newsss e um excelente domingo!

Chaaama!!!

Eduardo Dantas 

TriboTT - Tecnologia aliada ao esporte

Reply

or to participate.